top of page

Nem todo tumor é câncer

Atualizado: 11 de out.


A palavra “tumor” por si só já causa medo em muita gente. De fato, a presença de um ou mais tumores não é algo positivo, mas precisamos sempre reiterar (até mesmo para tranquilizar as pessoas) que nem todo tumor é sinônimo de câncer.


Ainda que comumente esteja relacionado à doença, é totalmente possível que um tumor seja de caráter benigno (ou seja, NÃO cancerígeno). No sentido estrito da palavra, “tumor” é usado para designar um crescimento anormal em qualquer parte do corpo. Algumas lesões na pele, certos tipos de pólipos no intestino e miomas são exemplos de tumores benignos.


Em geral, eles crescem numa velocidade mais lenta, organizada e de forma mais limitada, enquanto os tumores malignos (cancerígenos), normalmente, apresentam crescimento mais rápido, tendem a ser invasivos e “atacam” tecidos vizinhos. Nesses últimos casos, podemos dizer que o tumor é, sim, cancerígeno.


Uma das muitas razões pelas quais o acompanhamento com profissional de medicina é importante é justamente a possibilidade de esclarecer para o paciente a situação na qual ele se encontra. Cada caso precisa ser estudado e avaliado individualmente. Se você notar alguma alteração no seu corpo, alguma lesão anormal, não deixe de procurar por uma opinião especializada.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Botão WhatsApp
bottom of page